• Fabito Cerqueira

1# Rock - Análise do Mercado Brasileiro em 2020

O Rock no Brasil realmente sumiu do mapa, morreu, acabou?!


Você realmente acredita que o mercado brasileiro deixou de consumir este gênero musical nos anos 2000 ou será que as novas bandas e artistas se perderam no sonho "Rock Star" dos anos 80 e 90?!


Neste ano de 2020 o Spotify completa 12 anos de existência e apesar de não ter sido o precursor, foi a empresa que marcou a transformação digital no mercado da música. Com mais de 180 milhões de usuários e atuando em 65 países, hoje é a plataforma de streaming de áudio mais consumida pelos brasileiros. Desde a revolução digital em Janeiro de 2008, consequente declínio da audiência/faturamento da MTV em Abril de 2009 e das rádio emissoras com o COVID-19 em Março de 2020 o Brasil não "Revela" nenhum novo talento de repercussão nacional.


Mas o que aconteceu então?


  1. Os "Rockeiros" nas últimas duas décadas deixaram o gênero musical de lado e passaram a consumir "Sertanejo Universitário" que está "dominando" a audiência!?

  2. Não temos mais bandas tão "boas" quanto antes!?

  3. As grandes gravadoras de Rock faliram!?

  4. Os empresários não vêem mais lucratividade em bandas deste gênero!?

  5. As bandas de Rock não souberam acompanhar as mudanças no Mercado da Música (Music Business) durante a "Revolução dos *DSPs"!?

  6. Um outra opção que você pode adicionar nos comentários deste post.


Mergulhe comigo neste estudo completo de Music Business e me ajude a definir o que realmente está acontecendo com o cenário do Rock no Brasil.

Estudo 01 - Público-Alvo


Seguindo a estrada da lei da procura e da oferta vamos conhecer um pouco mais quais são as características do público consumidor de Rock no Brasil. Tente desprender-se de qualquer conceito pré-definido baseado em históricos passados e concentre-se no comportamento deste consumidor revelado nos últimos 90 dias. O gráfico abaixo representa o nível de interesse deste consumidor onde 100 representa o pico de popularidade mais alto, sendo 0 o mais baixo. Estes resultados são baseados na quantidade de vezes que diferentes pessoas/dispositivos pesquisaram por este termo no Brasil neste período - considere pesquisas realizadas no Google, Youtube e parceiros.


Neste gráfico abaixo podemos perceber em que localizações do Brasil este público está mais ativo, separamos o Top 5, mas você consegue ver facilmente pela cor no mapa o índice de popularidade do Rock por região. Sendo alto para o azul forte e baixo para o azul mais claro.

Top 5 - Estados do Brasil

1 - São Paulo 100%

2 - Santa Catarina 92%

3 - Paraná 89%

4 - Minas Gerais 88%

5 - Espírito Santo 88% Top 5 - Cidades do Brasil

1 - Santo André 100% 2 - Sorocaba 93% 3 - Ribeirão Preto 92% 4 - São Bernardo do Campo 92% 5 - Santos 89% O que este público tem procurado?


Clique abaixo para continuar a leitura: 2# Rock - Análise do Mercado Brasileiro em 2020

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Modelo de Media Kit e EPK | Download

Fala galera! Hoje dia 16/06/2020 às 21:12 daremos um super treinamento no perfil do Diogo Mafra sobre como criar o seu Media Kit. Este post é para complementar a aula compartilhando os arquivos utili

©2020 por Music Business Brasil. Site criado com todo carinho para você !